sábado, 8 de maio de 2010

Equipamentos de teleterapia

(Foto do aparelho de telecobaltoterapia (Gammatron) do Serviço de Radioterapia do Hospital de Caridade de Florianópolis.)

Além do Acelerador linear(vejam postagem sobre AL abaixo)a teleterapia possui outro equipamentos, são eles:
  • Aparelhos de raios-X. Um aparelho de raios-X para tratamento superficial difere de um acelerador apenas no mecanismo de aceleração, que consiste de dois eletrodos, que, sob tensão, formam um campo elétrico que acelera os elétrons (com energias de keV´s, muito mais baixas que as atingidas por um acelerador linear).
    É importante salientar que tanto os aceleradores quanto os aparelhos de raios-X não possuem material radioativo em seu interior, produzindo radiação quando os elétrons acelerados colidem com um alvo.
    O Hospital de Caridade de Florianópolis possui um aparelho de raios-X para tratamento superficial modelo Dermopan II da Siemens, com tensão máxima de aceleração de 50 KV e amperagem máxima de 25 mA.
  • Aparelhos de raios-g (gama). Os aparelhos emissores de raios gama utilizados na teleterapia são equipamentos semelhantes aos aceleradores somente na aparência. Sua fonte de radiação é uma pastilha de material radioativo (geralmente 137Cs ou 60Co) colocada numa cápsula dentro do aparelho que, quando aberta, emite radiação.
    Por conter material radioativo este tipo de equipamento requer cuidados especiais para evitar acidentes.
    O Hospital de Caridade possui um equipamento de telecobaltoterapia modelo Gammatrom III da Siemens, com fonte de cobalto-60, que emite raios gama com energias de 1,33 MeVs e 1,17 MeVs. A radiação é produzida através de uma fonte de 60Co alojada na extremidade do braço do aparelho, dentro de uma cápsula de aço inoxidável com forma cilíndrica com aproximadamente 2 cm de diâmetro. A cápsula é revestida de chumbo e urânio para evitar a emissão de radiação em todas as direções. Para o uso no tratamento, existe um mecanismo que movimenta a fonte e permite que se utilize o feixe de radiação apenas quando desejado. A atividade da fonte do Serviço de Radioterapia do Hospital de Caridade está em aproximadamente 1250 Ci (fevereiro de 2000). Associada ao acelerador há uma mesa onde é posicionado o paciente e que apresenta 4 graus de liberdade: vertical, longitudinal, latitudinal e rotacional, em torno da qual o equipamento pode girar.
    (Fonte:www.fsc.ufsc.br/~canzian/intrort/radioterapia.html)

2 comentários: