quinta-feira, 6 de maio de 2010

Acelerador Linear


O acelerador linear também chamado LINAC (linear acelerador) é um tipo de acelerador que proporciona a partícula sub-atômica carregada pequenos incrementos de energia quando passa através de uma seqüência de campos elétricos alternados.

Enquanto que o gerador de Van der Graaff proporciona energia a partícula em uma só etapa, o acelerador linear e o ciclotron proporcionam energia a partícula em pequenas quantidades que se vão somando.

O acelerador linear, foi proposto em 1924 pelo físico sueco Gustaf Ising. O engenheiro norueguês Rolf Wideröe construiu a primeira máquina desta classe, que acelerava íons de potássio até uma energia de 50.000 eV.

Durante a Segunda Guerra Mundial foram construídos potentes osciladores de radio freqüência, necessários para os radares da época. Depois foram usados para criar aceleradores lineares para prótons que trabalhavam a uma freqüência de 200 MHz, enquanto que os aceleradores de elétrons trabalhavam a uma freqüência de 3000 MHz.

O acelerador linear de prótons desenhado pelo físico Luis Alvarez em 1946, tinha 875 m de comprimento e acelerava prótons até alcançar uma energia de 800 MeV (800 milhões). O acelerador linear da universidade de Stanford é o maior entre os aceleradores de elétrons, mede 3.2 km de comprimento e proporciona uma energia de 50 GeV (50 bilhões).

Na industria e na medicina são usados pequenos aceleradores lineares, bem seja de prótons ou de elétrons.

( fonte:www.fisica.ufs.br)

3 comentários:

  1. não sabia q o nome era acelerador linear!kkkk

    ResponderExcluir
  2. sou aluna do segundo periodo de radiologia meu nome é celma marins, se vc puder me mande alguns artigos para estudos e pesquisas,esse conteudo sobre aceleradores linear me ajudou no seminário um abraço. Email celmamarins@gmail.com

    ResponderExcluir